Nariz entupido?

Nariz entupido raquel coelho otorrino

Quais as características de um nariz entupido?

O nariz entupido ou obstrução nasal pode ser caracterizada como uma sensação objetiva ou subjetiva da diminuição da quantidade de ar que consegue passar pelas fossas nasais durante a inspiração. Pode ser uni ou bilateral, parcial ou total, constante ou transitória, dependendo da causa. A respiração deve se dar pelo nariz para preparar o ar adequadamente para poder haver uma boa troca gasosa nos pulmões. 

O ar inspirado pelo nariz passa pelas fossas nasais, cavidade que possui projeções em sua parede lateral, os cornetos. O nariz é separado em dois lados pelo septo nasal. O ar passa principalmente pelo andar inferior do nariz, é conduzido até a região posterior, a rinofaringe, sítio onde estão as adenoides nas crianças, passa pela orofaringe e vai para a laringe e pulmões. 

Se olharmos o nariz no espelho podemos identificar facilmente o septo, que separa as duas narinas e os cornetos que são como bolinhas dentro do nariz. As adenoides são vistas apenas através de exames.

Seguindo o caminho da anatomia nasal temos ideia do que pode obstruir o nariz. Aumento do volume dos cornetos, desvios de septo, tumores, aumento de adenoides são causas para um nariz entupido.

Adenoides

Adenoides são vegetações de tecido linfoide presente no final do nariz. Presente principalmente em crianças, em raros casos são causa de obstrução nasal em adultos. Elas apresentam um crescimento ao longo dos anos chegando ao pico por volta dos 8 -10 anos quando começa a regredir. São a principal causa de nariz entupido ( obstrução nasal ), roncos e apnéia em crianças. Podemos tratar com medicações e até cirurgia. Seu tratamento deve ser precoce para evitar distúrbios do crescimento facial e até de aprendizagem.

Desvio de Septo

O septo é uma estrutura osteocartilaginosa que divide as fossas nasais em duas. Podem ocorrer desvios na cartilagem e no osso e dependendo de sua localização ou intensidade pode provocar obstrução nasal (nariz entupido). Geralmente unilateral, costuma ser provocada por traumas ou alterações do crescimento da face. Podemos identificar através do exame físico, quando é a única causa da obstrução o paciente se queixa em apenas um lado do nariz. Sua correção é feita através de cirurgia onde a região desviada é retirada. 

Cornetos

São os principais responsáveis pela obstrução nasal. São estruturas esponjosas que podem ficar edemaciadas dependendo do estímulo seja ele alérgico, infeccioso ou irritativo. São os principais afetados pela rinite. E quando falo de rinite incluo as causas alérgicas, mas também as causadas por vírus como na gripe ou resfriado e as causas irritativas. O tratamento inicia-se pela limpeza nasal, medicamentos e até cirurgia. O uso de descongestionante nasal é possível para causas de duração limitada como as gripes e resfriados. O uso crônico, por mais de 10 dias pode provocar uma rinite irritativa causando persistência da obstrução mesmo na ausência dos fatores que inicialmente levaram as queixas iniciais.

Pólipos nasais

Pólipos são vegetações causadas por um edema em uma das camadas da mucosa de origem inflamatória. São de origem inflamatória podendo estar associadas à sinusite crônica quando tem um caráter recidivante geralmente obstruindo completamente ambas fossas nasais e comprometendo todos os seios da face. Os pólipos podem ser unilaterais devendo ser diferenciados em pólipos antrocoanais, que apesar de unilaterais podem causar obstrução bilateral por se posicionarem na coana. Os pólipos unilaterais devem ser investigados para excluir a possibilidade de serem tumorais. Um diagnóstico diferencial importante é o Papiloma invertido que apesar de benigno por sofrer transformação maligna. 

Ainda ficou alguma dúvida?

Fique à vontade para utilizar o campo de comentários abaixo para sanar suas dúvidas, estou aqui para ajudá-los!

Caso precise de acompanhamento médico na área de otorrinolaringologia, meus contatos e locais de atendimento estão logo abaixo e você também pode saber mais sobre mim e minhas especialidades clicando aqui.

Até a próxima!

por Raquel Coelho
12 agosto, 2021

Contatos e Locais de Atendimento

Lifecenter Saúde Integrada

Av. Cardoso de Sá, 312
Petrolina/PE

Marcação WhatsApp

Lifecenter

Agende Online

HGU: CENPRE

Rua Dr. Geraldo Estrela
Petrolina/PE

Marcação HGU

(87) 3866.8282

YouTube

Drª Raquel Coelho

Instagram

@draraquelcoelho.otorrino

Facebook

/draraquelcoelho.otorrino